Nossa Senhora da Conceição

Segundo o dogma católico,  a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Sua festa é comemorada em 08 de Dezembro, foi definida como uma festa universal em 1.476 pelo Papa Sisto IV.

Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

 

Nova Soure e a Padroeira

 Distancia da capital 193 km, o município de Nova Soure surgiu do trabalho de catequização dos jesuítas, que uniram cinco aldeias em uma só, denominada Natuba, que em tupi-guarani significa “rio que não seca”. Acredita-se que os indígenas da tribo dos kiriris deram esse nome devido à aldeia ter ficado localizada nos arredores de um brejo, banhado por um riacho perene. Com a catequização e a junção de elementos portugueses, foi dado à aldeia o nome de Nossa Senhora da Conceição do Natuba.

Como faziam em outras regiões do Brasil, os jesuítas fundaram uma capela e um convento no fundo da atual Igreja Matriz. Ao redor dessa capela o convento começou a surgir e a edificação de casas de pessoas que acompanharam os padres da Companhia de Jesus. Daí passou-se a chamar.  O município foi emancipado em 1754, e, em 1758, recebeu, através de Carta Régia de 8 de Maio de 1758, o nome de Vila de Nova Soure. Posteriormente, seu nome abreviado para Soure.

No dia 08 de Dezembro de todos os anos é realizada uma grande festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira local.

Os festejos começam com pelo menos uma semana de antecedência com a realização de novenas, no último dia é realizada uma missa seguida de uma grande procissão. Os fiéis vão às ruas juntamente com a Banda Filarmônica do Município e com imagens dos santos percorrem várias ruas, retornando à igreja Matriz para mais uma celebração.

Porém é necessário ressaltar que mesmo esta sendo a maior festa realizada pela igreja católica ela não é a única realizada em Nova Soure, onde a fé católica ainda é a mais fervorosa.

No dia 03 de Maio de todos os anos também é realizada a festa da Santa Cruz da Vitória, que também tem seu inicio com novenas.

Apesar das reformas e adaptações sofridas ao longo dos anos, as construções da Igreja Matriz e Capela da Santa Cruz são muito antigas. A Igreja possivelmente foi construída pelos idos de 1.700 e a Capela tem data de registro de 1.822.

Muitas coisas mudaram dessa época até nossos dias, mas muitos rituais ainda são cumpridos em virtude da fé.

Hino da Padroeira

Nova Soure celebra cantando

De Maria Feliz Conceição

A fiel Padroeira guardando

A mais pura, a mais terna feição

1. Virgem Santa, ouve a voz que proclama,

És a Mãe deste povo a cantar.

Desta gente que tanto de ama,

Vem Maria os destinos guiar (bis)

2. Não nos deixe cair em pecado

Não se deve ofender a Jesus

O teu nome é tão Santo e Sagrado

É bandeira que ao céu nos conduz (bis)

3. Quando a noite vier tenebrosa,

Quando o dia em clarões despertar.

Que tenhamos, ó Mãe carinhosa,

Teu amor, tua ajuda sem par.

4. Quando a dor nos vier inclemente,

Nos fazendo chorar e gemer.

Doce virgem nos faz pacientes,

Nos ensina lutar e sofrer. (bis)

5. Não se negue a ninguém caridade,

Não se negue a ninguém o perdão

Sem amor, sem justiça e bondade,

Parar o mundo não há salvação. (bis)

 

Disponível em: http://paroquianovasoure.com.br

http://www.informasoure.com

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s